Com a pandemia do coronavírus o marketing tradicional (realizado pelo chamado corpo a corpo, ou seja, fisicamente), não é que tenha deixado de existir, mas perdeu ponderada eficácia.
Pois de um momento para o outro, as pessoas no mundo inteiro foram obrigadas ao recolhimento caseiro, visando obstar a circulação do vírus do COVID-19 pelo isolamento.
Medidas imediatas de comunicação a distância foram implementadas logo no início de 2020, revertendo lógica do processo de relações humanas presenciais, deste momento em diante aportadas nas relações humanas virtuais (com uso da internet).
E esta virtualidade voltada às comunicações e provimentos das necessidades a distância, forjou uma aceleração das mudanças tecnológicas digitais, daí apregoar-se que de 2020 até o momento, estas mudanças significaram transformações que ocorreriam em dez anos acontecerem em apenas um ano.
Com as pessoas isoladas em casa, contato de proximidade (offline) e comunicação rarearam, fazendo com que a comunicação a distância preponderasse e as pessoas viessem a rapidamente se acostumarem com a nova configuração de comunicação e consumo, doravante mormente a distância (online).
E isto impactou no deslocamento de importância do Marketing Tradicional (offline), baseado no contato de proximidade e utilizações de ferramental físico, para o Marketing Digital (online), baseado na utilização do contato feito pela internet e utilizações das tecnologias de informação e comunicação (TIC).
Com as pessoas vindo se acostumarem a pesquisar e consumir pela internet, necessariamente o marketing também teve que se adequar a nova forma de se comunicar e utilizando principalmente a internet e dos componentes tecnológicos sugeridos pela TIC.
Esta utilização intensiva da internet e da TIC é que justifica a importância de uso do Marketing Digital na atualidade e na área de saúde.
Para área de saúde, a utilização da TIC figura ser extremamente necessária, tanto para a promoção do atendimento ao paciente como para divulgação dos serviços médicos consumidos.
Bem como a TIC baseia as divulgações dos serviços de organizações e atendimentos médicos providos por clínicas, consultórios e hospitais, e que para exercer comunicação de divulgação e esclarecimento de provimento médico, é que se justifica a utilização do Marketing Médico.
O que é Plano de Marketing e Plano de Marketing Digital?
O segredo do sucesso de qualquer empresa certamente acontece pela gestão administrativa eficiente, bem como pela execução do marketing baseado em Plano Estratégico.
E, no caso do Marketing Digital, a ferramenta que habilita a estratégia de marketing é o Plano de Marketing e especificamente para o Marketing Digital, o Plano de Marketing Digital.
O Plano de Marketing é a ferramenta de ligação da organização bem administrada para com seu público demandador (cliente), que permite que a organização comunique o produto ou serviço certo, na forma certa, no tempo certo, para o cliente certo e ao preço e qualidade certa.
Na atualidade o Plano de Marketing assume relevância quanto elaboração e implemento, muito que baseado na concepção de Plano de Marketing Digital, isto por que as pessoas estão se comunicando mais virtualmente (pela internet) do que presencialmente (pelo contato direto).
O Plano de Marketing Digital pode ser definido como um guia para as ações e posicionamento da empresa no ambiente em rede virtual na WEB e de acesso pela internet, que materializado em documento elaborado pela equipe de comunicação e que contém dados e informações estratégicas.
Os dados e informações organizadas no Plano de Marketing Digital e habilitada pela utilização de software integrador, voltadas a nortear as ações de divulgação e venda pelo engajamento do cliente.
Engajamento norteado pelo uso da TIC, que o eduque com relação à proposta da resolução de sua ‘dor’, retratada na aquisição e consumo satisfatório do produto ou serviço que a organização disponibiliza como solução de sua busca aquisitiva e consumo
A execução do Plano de Marketing Digital se baseia em pesquisas voltadas a identificar como, quando, onde, para que e de que forma o público-alvo retratado em uma ou mais persona usa a internet para suprir sua jornada de consumo.
Relativo a utilização intensiva da comunicação pela internet, isto pode ser ilustrado pela pesquisa do IBGE de 2021, revelando que 82,7% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet, isto correspondendo a mais de 170 milhões de pessoas com acesso à internet.
Pesquisa das empresas Hootsuite e a We Are Social, indica ser o Brasil o segundo país onde as pessoas passam mais tempo na internet (cerca de 10 horas por dia).
As pesquisas anteriores denotam que escolha da organização que preste atendimento ao cliente, tem processo firmado no fato de que o paciente inicia, finaliza e avalia atendimento pelo acesso à internet.
Ou seja, para o cliente conhecer as vantagens de escolha e consumo que o satisfaça, incline-o a recorrência de novo consumo e recomende o consumo para outros clientes pela avaliação positiva, isto passa pelo uso da internet e permite justificar importância do Marketing Digital como mecanismo de divulgação de produtos e serviços na WEB.
E o que é Marketing Médico digital?
Marketing Médico, que faz parte do Plano de Marketing Digital da organização de saúde, utiliza ferramentas do TIC para educar (prestar informação relevante) o paciente ideal (persona com perfil idealizado por pesquisa), sobre qual é a sua dor e a solução, que o médico ou a organização de saúde tem para atendê-lo e sanar a sua ‘dor’ sugerida pelo uso/consumo satisfatório.
Como realizar o Marketing Médico no dia a dia?
Fundamento do Marketing Médico está em como ele atrai e educa (informa com conteúdos relevantes) o seu paciente.
A educação do paciente ideal por sua vez é feita através da internet, usando a internet e os canais de comunicação virtuais (TIC), tipo e-mail, SMS, Whatsapp, site, blog, tablet, computadores etc.
A comunicação digital com o paciente ideal permitirá que ele escolha a sua clínica para ser atendido, por perceber diferenciação (valor percebido) de atendimento em relação a concorrência.
A escolha do paciente ideal tem início com busca da informação médica pela internet, normalmente através do Google (portal que detém 95% das buscas virtuais) e a sua clínica tem que se destacar nesta busca.
Bem informado por você, o paciente ideal prosseguirá sua jornada de atendimento iniciada pela escolha da sua organização de saúde bem posicionada no Google (inbound marketing).
E não o contrário, ou seja, você escolher o paciente para ser atendido (outbound marketing).
Atração e retenção de pacientes repousa na elaboração e execução acertada do Plano de Marketing Digital, ferramenta indicativa de como realizar o Marketing Médico de resultado.
A GTC MAIS está preparada para ouvir, entender necessidade de elaboração do Plano de Marketing Digital associado à promoção do Marketing Médico.
Contando com customização de software integrador, a consultoria especialista da GTC MAIS presta assessoria consultora que habilita a organização a incorporar a melhor solução em Marketing Médico no mercado.
Curioso para mais detalhes?
Faça contato com a GTC MAIS!
E receba um diagnóstico preparatório do Marketing Médico ao seu perfil de gestão médica!
Conte com a GTC MAIS para se destacar e ter sucesso!
Entre em contato, pois os esclarecimentos de dúvidas, elogios, reclamações ou sugestões nos é muito importante!